Caridade na bíblia II

 



Em Gênesis quando Deus provia Adão e  Eva eles conversavam com DEUS e o SENHOR os provia de todas as coisas , mas depois que ocorreu o pecado original Deus sempre esteve perto dos menos afortunados. Já em êxodo segundo livro da Palavra de Deus esta escrito:


“Se fizerem empréstimo a alguém o meu povo, a algum necessitado que viva entre vocês, não cobrem juros dele; não emprestem visando lucro.” (Êxodo 22:25)

E logo depois no capítulo 23, no versículo 6 diz:

“Não perverta o direito dos pobres em seus processos.”

E o SENHOR é justo e vai além, em Levíticos no capítulo 5 no versículo 7 o senhor demostra toda sua onisciência quando demostra que cada um é julgado individualmente quando afirma: 

“Se não tiver recursos para oferecer uma ovelha, trará pela culpa do seu pecado duas rolinhas ou dois pombinhos ao Senhor: um como oferta pelo pecado e o outro como holocausto.”

E Deus ministra nos corações dos afortunados e senhores de vinhas com tom de ordem:

“Não passem duas vezes pela sua vinha nem apanhe as uvas que tiverem caído. Deixem-nas para o necessitado e para o estrangeiro. Eu sou o Senhor, o DEUS de vocês.”

No livro e Deuteronômio Deus ministra 4 vezes a caridade afirmando que onde houver algum Israelita pobre Deus fala para o povo não ficar calado com essa situação e nem fecharem a mão e o coração, emprestando liberalmente o que precisar. Deuteronômio: 15:7-8, 15:11, 24:19-22. Em Dt 24:14 esta escrito assim:

“Não se aproveitem do pobre e do necessitado, seja ele um irmão israelita ou um estrangeiro que viva numa das suas cidade.” 

Esse versículo deixa claro que Deus é senhor de muitos povos, Senhor dos Exércitos!

Em 1 Samuel 2:8 percebemos que do senhor são todas as coisas:

“Levanta o pobre do pó, e desde o monturo exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do SENHOR são os alicerces da terra, e assentou sobre eles o mundo.”

Jó o homem mais fiel a Deus fala em seu lamento:

“pois eu socorria o pobre que clamava por ajuda e o órfão que não tinha quem o ajudasse.” (JÓ 29:12)

Trazendo toda importância da caridade aos olhos do nosso Pai.

Entre os séculos 8 e 7 antes de nosso senhor Jesus Cristo o profeta Isaías escreveu o maior livro da Bíblia e não poderia faltar a instrução sobre a caridade e observem do que Deus se agrada:

“O jejum que desejo não é este: soltar as correntes da injustiça, desatar as cordas do jugo, por em liberdade os oprimidos e romper todo jugo? Não é partilhar sua comida com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o nú que você encontrou e não recusar ajudar ao próximo?”

Depois Oséias vem e afirma o que para Deus é importante no capítulo 6 no versículo 6: 

“Pois desejo misericórdia e não sacrifício;  conhecimento de Deus em vez de holocausto.”





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apocalipse 19

2 Tessalonicenses 1

LANÇAMENTO FANTÁSTICO!!!!