Cidadania Cristã

 Cidadania Cristã!


O termo é polissêmico. A Organização das Nações Unidas 1946, a Carta de Direito os Estados Unidos 1776 e a Revolução Francesa 1798 afirma que todos somos igual perante a Lei sem discriminação de raça, cor, credo. O acesso á um salário condizente para promover a vida, o  domínio sobre seu corpo e sua vida, o direito a educação, à saúde, a habitação. É direito de todos e todas poder expressar-se livremente. Mas os detentores do poder conduzem as coisas em outra direção, a que atenda seus interesses. A constituição deve usar como arma na mão de todo cidadão para adquirir direitos igualitários.  A  prática da cidadania pode ser a estratégia para a construção de uma sociedade melhor.

Só existe cidadania se houver a prática da reinvindicação. Em vez de muros receptores os cidadãos devem ser sujeitos daquilo que podem conquistar. Maria de Lurdes Manzini Covre (2002) em seu livro: O que é cidadania. Afirma .

E porque não conseguimos avançar em reivindicações? Porque tudo trava quando falamos em ser tratados iguais? 

O Capitalismo é formado por diversas camadas protetora dos seus ideais. Dentre elas essas três que impede qualquer indivíduo de acessar suas redes principais. A primeira: é a mídia. Patrocinadas por grandes marcos jamais falará de igualdade. Disseminando o individualismo que nos separa e torna o outro no diferente, quebrando a lógica de toda as culturas: somos todos iguais. A diferença causa o estranhamento e com isso a agressividade. A segunda: é a burocracia. E para podermos  ultrapassar essa  camada só através da persistência e coletividade. Você já tentou acionar a Secretaria de Obras do teu Município, da tua cidade, então você entende quando o atendente pede para protocolar em duas vias as assinaturas do abaixo assinado solicitando um asfalto que você levou um mês para conseguir. E depois de muita insistência consegue o asfalto ou o saneamento do teu bairro, mais até aqui você já perdeu toda forma de paciência e quando não suporta mais e acaba explodindo aparece  a terceira camada: as forças armadas, a Polícia Militar que vai deter você e te levar preso  e preso o alimento de uma boa literatura é cortado, bons referenciais acabam e você esta esta  acabado. Os prazos e datas das tuas reivindicações vão estourando as assinaturas vão ficando obsoletas e você esta novamente no ZERO, dessa vez sem força porque foi sugado até a ultima gota, sem forças para levantar. 

Nessa direção uma porta para acabar com essa individualidade é o cristianismo, apesar de muito manipulado  e atendendo a interesses. Lá no fundo a essência de  Cristo esta presente. Na Igreja a irmandade pregada pelos apóstolos depois da ressurreição como em I Pedro 1:22 “Purificando as vossas almas na obediência à verdade, para a caridade fraternal, não fingida; amais-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro;” I João 3: 14 “ Nós sabemos que passamos da morte para a vida, por que amamos os irmãos. Quem não ama seu irmão permanece na morte.” 

Esses discursos torna a irmandade dos cristão, nossa irmandade, numa forma de Cidadania Social. Buscamos amor, paz e acima de tudo igualdade (velado ou escrachado). Parceiros que transformam reinvindicações impossíveis em um caminho viável!

É claro. Como afirma COVRE (2002) na busca de uma sociedade  melhor!!! 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apocalipse 19

2 Tessalonicenses 1

LANÇAMENTO FANTÁSTICO!!!!